Protestos em Alicante: Professores contra plano educativo
Em Alicante, professores dos institutos Leonardo Da Vinci e Virgen del Remedio manifestaram-se contra o plano da Conselleria de Educação para o próximo ano letivo. A manifestação, realizada de forma conjunta, destacou a falta de transparência e informação sobre a transformação do Instituto Leonardo Da Vinci num centro integral de Formação Profissional (FP) e a consequente concentração de alunos em salas com rácios “extremos”.
Preocupações com a mudança abrupta
Os docentes expressaram preocupações sobre a forma abrupta como esta mudança está a ser implementada, sem considerar as consequências para professores, alunos e a comunidade educativa. Com a conversão do Leonardo Da Vinci num centro exclusivamente de ciclos formativos, cerca de 400 alunos de Secundária e de Bacharelato terão de se deslocar, juntamente com os seus professores, sem saberem ainda onde terão aulas.
Impacto na convivência escolar
Os professores alertaram que a presença de um grande número de grupos do ESO e o aumento da rácio nas salas de aula num único instituto poderá aumentar a conflitualidade e os problemas de convivência, o que pode levar a um maior insucesso escolar. “Evitar a massificação do alumnado no IES Virgen del Remedio deveria ser uma prioridade em toda decisão”, afirmaram.
Apelo ao diálogo e soluções alternativas
A comunidade educativa apelou à Administração autonómica por diálogo e consideração das características e necessidades específicas das famílias da Zona Norte. Reivindicaram também um estudo demográfico para garantir uma resposta adequada às suas demandas educativas, além de alternativas para o transporte dos alunos de Secundária e Bacharelato do IES Leonardo Da Vinci, a construção de um novo instituto e a adequação do IES Virgen del Remedio.
Esta situação em Alicante sublinha a importância de um planeamento educativo cuidadoso e inclusivo, que considere as necessidades de todos os envolvidos para evitar impactos negativos no ambiente escolar e no sucesso dos alunos.
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