O Canadá está a enfrentar um aumento significativo nos casos de gripe, conforme relatado pela Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC). A partir de 1 de fevereiro, 21,2% dos testes realizados deram positivo para a gripe, um aumento em relação aos 16,91% da semana anterior. Este aumento ocorre num momento em que a temporada de gripe, que normalmente vai de novembro a abril, está a alinhar-se mais com os padrões pré-COVID, com picos de casos em janeiro e início de fevereiro.
A gripe é uma doença respiratória contagiosa que afeta o nariz, garganta e, por vezes, os pulmões. No Canadá, a gripe A é a mais comum, representando 94,2% de todos os casos. Os sintomas variam, mas geralmente incluem febre, tosse, dores musculares e cansaço. As crianças podem também apresentar diarreia e vómitos. Este ano, a tosse e a febre são os sintomas mais frequentemente relatados.
Os grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes, estão em maior risco de complicações graves e hospitalização. Dados da PHAC indicam que 65,1% dos surtos de gripe no Canadá ocorreram em lares de idosos. A vacinação continua a ser a melhor defesa contra a gripe, e os especialistas recomendam que aqueles que ainda não foram vacinados o façam.
Além da gripe, os consumidores no Canadá estão a aproveitar os últimos dias de uma isenção fiscal de GST/HST que termina esta semana. Esta medida temporária permitiu poupanças em produtos como fraldas, brinquedos e refeições em restaurantes, mas uma pesquisa recente indicou que estas medidas não tiveram um impacto significativo nos hábitos de consumo dos canadianos.
Por outro lado, Transport Canada atualizou as suas regulamentações sobre recalls de veículos, exigindo que os fabricantes forneçam uma ferramenta de consulta de VIN nos seus sites até meados de 2026. Esta medida visa aumentar a segurança rodoviária, já que mais de um em cada cinco veículos no Canadá tem um recall de segurança não resolvido.
Em resumo, o Canadá enfrenta desafios tanto na saúde pública quanto na economia, com um aumento nos casos de gripe e mudanças nas regulamentações de segurança automóvel. A vacinação e a consulta de recalls são passos essenciais para proteger a saúde e a segurança dos canadianos.
Leave a Reply